Temas

O que é o Espiritualismo e a Espiritualidade?

Você sabe o que é Espiritualismo Universalista?

E estudo MetafÍsico?

Espiritismo, espiritualista e
espiritualidade o que são?


Candomblé, Umbandista e Kardecista são todos espíritas?

domingo, 10 de abril de 2011

Lei de Conservação

Livro dos Espíritos, A. Kardec, Capítulo V, p 415
Da Lei de Conservação
Instinto de Conservação

702- É lei da natureza o instinto de conservação?
(SOBREVIVÊNCIA)
Independentemente da evolução espiritual do homem, todos lutam pela viva no plano carnal.


703- Com que fim outorgou Deus a todos os seres vivos o instinto de conservação?
(FINALIDADE DIVINA AO CONCEDER A VIDA ou REENCARNAÇÃO)

Que todos tenham a oportunidade de conquistar os resultados combinados através da necessidade de viver e obter o aperfeiçoamento do aprendizado (enquanto eram espíritos), mesmo sem a consciência desses.


Meios de Conservação

704- Tendo dado ao homem a necessidade de viver; Deus lhe facultou, em todos os tempos, os meios de consegui-lo?
(DEUS DEU AO HOMEM A CAPACIDADE E RECURSO DE SOBREVIVER NA TERRA)

Certamente que sim! A Terra produz todos os meios essenciais para que os homens a habitem. Deus não seria bondoso e justo senão os entregassem os recursos para sua sobrevivência. “visto que só o necessário é útil. O supérfluo nunca o é.”


705- Por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?
(DESPERDÍCIO, INCOMPETÊNCIA, DESCUIDO x PREVENÇÃO, CAUTELA, SABEDORIA)

A mãe Terra é fértil e sábia, tem na natureza todas as fontes para os seres habitá-la. O homem por sua incompetência, descuido, por não se sentir grato aos favores e benefícios da terra responsabilizam-na por seu desperdício, é preciso ser regrado ao viver. O ser sábio é capaz de viver com o que é imprescindível sem se queixar em produzir cautelosamente seus bens. “O árabe no deserto sempre acha como viver, porque não cria para si necessidades fantasiosas”


706- Por bens da Terra unicamente se devem entender os produtos do solo?
(OS BENS TERRENOS NÃO SÃO RESTRITOS AOS PRODUTOS DO SOLO)
O solo é fonte principal para que o homem promova sustento e possa adaptá-los as suas necessidades na Terra. Os Bens Terrenos são todas as oportunidades de aprender e ter uma boa vida nesse planeta.


707- É freqüente a certos indivíduos faltarem os meios de subsistência, ainda quando os cerca a abundância. A que se deve atribuir isso?
(EGOÍSMO DO HOMEM É QUEM O LIMITA NA PRÓPRIA BATALHA EVOLUTIVA)
A busca do benefício se deve através da tolerância, perseverança, constância, paciência e firmeza para vencer os obstáculos. Ao homem cabe ocupar seu lugar na sociedade e de acordo com sua “condição" e não a do outro. Os recursos naturais não são responsáveis pelas faltas desmedidas e ambições que se instalam na organização social.


Com os feios das civilizações mais evoluídas, estudos, esclarecimentos, novas tecnologias e ciências permitiram que os povos acompanhassem o crescimento das populações e prosperassem nas condições materiais da vida, rumo à evolução terrena dos seres.


708- Não há situações em as quais os meios de subsistência de maneira alguma dependem da vontade do homem, sendo-lhe a privação do que mais imperiosamente necessita uma conseqüência da força mesma das coisas?
(PRIVAÇÕES DOS RECURSOS BÁSICOS DE SOBREVIVÊNCIA ATENDENDO A PROVAÇÃO)
Parece cruel que um homem viva em sofrimento, sujeito a carência do que é necessário à vida, ao voltar ao plano terreno conhecia o que estava por passar, seu crescimento moral estaria condicionado a resistir às dificuldades por meio de receber e cumprir sem desespero e com resignação essa tarefa.


709- Terão cometido crime os que, em certas situações críticas, se viram na contingência de sacrificar seus semelhantes, para matar a fome? Se houve crime, não teve este a atenuá-lo a necessidade de viver, que resulta do instinto de conservação?
(INDEPENDEMTEMENTE DAS CIRCUSTÂNCIAS MATAR É CRIME)
O merecimento estará em viver as provações da vida com coragem e renúncia espontânea.


710- Nos mundos de mais apurada organização, têm os seres vivos necessidades de alimentar-se?
(ESPÍRITOS EM SEUS RESPECTIVOS PLANOS ASTRAIS NECESSITAM DE ALIMENTOS DE MESMA VIBRAÇÃO ENERGÉTICA)
Certamente. Cada plano espiritual dispõe de provisões conforme a natureza de sua evolução. Por assim dizer seres de energias sutis consomem alimentos do mesmo padrão energético de seus corpos.


711- O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?
(IGUALDADE PARA TODAS AS CRIATURAS)
Sim, Deus fornece todos os meios para o homem se abastecer e oferece a sabedoria para cumpri-la. O uso dos bens será conseqüência do modo de viver do homem.


712- Com que fim pôs Deus atrativos no gozo dos bens materiais?
(O GOZO OS BENS TERRENOS TORNA POSSÍVEL QUE DEUS OBSERVE A RAZÃO E O ABUSO DO HOMEM FRENTE ÀS TENTAÇÕES)
a) Qual o objetivo dessa tentação?
Desenvolver a razão no ser e ensiná-lo a se preservar de excessos. Se o mesmo usa os recursos da natureza de forma descomprometida e com indiferença da utilidade deles, compromete o entendimento humano sobre os meios de Conservação (ITEM 704 e 705).


713- Traçou a natureza limite aos gozos?
(LIMITE E O PREÇO PRAZER)
Sim, para que seja indicado o limite do necessário a vida saudável e regrada. Os excessos nos leva à própria punição como: apegos matérias, ambições desmedidas, vícios, doenças,...

Nenhum comentário: